4 de mar. de 2009

O que é música para você?

Escrevi este texto semana passada no ônibus e queria compartilhar com todos os leitores do blog, quem tiver paciência de ler tudo, eu agradeço, quem ler e quiser comentar, agradeço mais ainda.

Estava indo para casa, acabado de sair de uma aula sobre clave de Dó na 4ª linha, cansado de um dia de trabalho, com os fones disparando Porcupine Tree nos meus ouvidos, querendo apenas chegar em casa, abrir uma cerveja e assistir o futebol. Quando estava chegando no metrô, havia um rapaz tocando violino na porta por uns trocados, resolvi passar direto em busca do conforto do meu lar, mas quando ia descer a escadaria, veio um estalar na minha mente: 'Po Gabriel, você estuda música, quer viver disso, o que é tão importante que você não pode demorar mais um pouco?'
Tirei o fone dos ouvidos e voltei para ouvir o rapaz e algumas coisas me chamaram a atenção, o rapaz é muito bom, desfla notas e harmonias em seu violino como se estivesse tocando para um grande público, porém, quem era o seu público naquele momento? EU!! Sim, somente eu estava parado enchendo meus ouvidos com um som tranquilizante, aconchegante, que te da alguns momentos de paz no meio do caos da Av. Paulista no centro de SP.
Pessoas passavam aos montes d fingiam nem ouvir a música, era como se o rapaz não existisse, pessoas com a cabeça onde estivera a minha, em busca de descanso após um dia árduo. Mas o que essas pessoas não enxergam é que o seu descanso pode estar ali, no meio do caos, em belas notas em meio a buzinas, poluição, etc. ali estava um jovem músico transmitindo sua mensagem através de seu violino em troca de moedas e notas de baixo valor.
E sabem o que mais deixa um músico feliz? SER OUVIDO!! É tudo que o músico quer e isso foi perceptível no momento em quele percebeu que tinha um cara, ali, parado, sorrindo, reconhecendo seu trabalho. coloquei a minha contribuição no meio de uma nota de 2 reais e uma de 1 dólar que estavam no case do seu instrumento, o cumprimentei pelo seu trabalho e ele agradeceu.
Ele continou lá, fazendo seu trabalho e eu fui para casa mais calmo, tranquilo e contente.
A MÚSICA é isso, ela tem o poder de exaltar sentimentos em quem está ouvindo e são sentimentos maravilhosos! Quem nunca chorou, sorriu, se acalmou, se libertou da raiva, através da audição de uma música?
Só que para isso acontecer, PRECISAMOS OUVIR a música!!!
Faça isso, não importa onde for, garanto que você não vai se arrepender.

Ass: Gabriel Cordeiro

2 comentários:

Julio disse...

Gostei de sua atitude, afinal, nesse mundo louco, ha sempre coisas que nos trazem paz interior e nós , na nossa febre de estar sempre correndo, não damos a devida importancia... não damos valor a pequenas coisas, ou pessoas que nos dão energia gratuita...

Será que este cara não ficar sempre la... pois deviamos filmar e postar pelo menos um minuto de seu show mal reconhecido.

Valew, e parabens pelo blog!!!

Unknown disse...

Gabriel! adorei seus dizeres... realmente as vezes somos tão egoísta ao ponto de ignorar alguem que esta do nosso lado.. e como vc disse :alguem tocando violino que é um instrumento que tem seu respeito...
Pos não é qualquer um que consegue tocar ele... assim como todo instrumento tem seu valor o musico tbm...



falou bem.. beijos
blog foda!!! :)
e domingo churras \o/